Vantagens de uso do pivô central na sua irrigação

O Pivô Central é uma das técnicas de irrigação que vem sendo utilizada massivamente em decorrência das suas vantagens. Esse sistema ajuda o produtor a ter melhores resultados na sua safra e minimiza surpresas negativas que podem vir com a instabilidade do clima.

A irrigação por Pivô Central é o método na qual a irrigação é feita por meio de uma torre com uma estrutura suspensa que gira de forma circular para a parte superior da plantação.

Esse sistema de irrigação é recomendado principalmente para o cultivo de grãos (milho, feijão e soja), além de hortaliças, frutíferas e pastagens. Ele também é utilizado em culturas como algodão e cana-de-açúcar.

Como esse equipamento é controlado, a água e/ou fertilizante é aplicado na quantidade e no momento certo, fazendo com que reduz significativamente os custos de produção.

Conheça os 3 tipos de Pivôs

Antes de escolher um irrigante, é necessário compreender quais vantagens de cada sistema e ver qual se encaixa a sua fazenda. Confira abaixo os três tipos de pivôs centrais utilizados pelos produtores brasileiros:

  1. Pivô Central Fixo

    A torre desse pivô fica fixa sobre uma base de concreto que fica localizada no centro da área a ser irrigada. A sua principal vantagem é a baixa necessidade de mão de obra pra operar o equipamento.

  2. Pivô Lateral ou Sistema Linear

    Esse sistema é específico para áreas de pequenos desníveis e retangulares porque você consegue desloca-lo em linha reta e aproveita-lo em toda a área. A vantagem desse pivô é que ele permite percorrer grandes distâncias fazendo a irrigação de maneira precisa.

  3. Pivô Central Rebocável

    A torre do Pivô Central Rebocável é montada sobre 2 ou 4 rodas articulares e ele é utilizado para irrigar várias áreas em círculos. Sua principal vantagem é a instalação simples e rápida, além de poder ser usado em terrenos irregulares.

Quais as vantagens do pivô?

Dentre as principais vantagens da irrigação por pivô (seja ele centra fixo, lateral ou rebocável) é que temos a possibilidade de adaptar o sistema em todo tipo de propriedade.

Os pivôs não exigem muita mão de obra, o que reduz os custos com funcionários. Da mesma forma, esses equipamentos apresentam capacidade de percorrer longas distâncias com alta eficiência na aplicação de água e fertilizantes.

Outra vantagem da irrigação por pivô é que temos a otimização na aplicação de água e fertilizantes, fazendo com que você economize energia elétrica, água e produtos. Lembre-se que investir em irrigação é o primeiro passo para aumentar sua produtividade e garantir lucro o ano inteiro!